segunda-feira, 4 de julho de 2011

Mesa para um?





Invadindo o espaço do meu amigo, Diogo Wallauer. Apesar de cabelo e comida não terem sido feitos uns para os outros, eu vou mostrar que tem sim. Não como ingrediente de algum prato, realmente não, mas sim, como ferramenta para unir pessoas. Mas nem sempre isso é possível. Eu, por exemplo, odeio comer sozinho. Prefiro pular uma refeição a ter que enfrentar o vazio gélido de uma refeição solitária.

A gastronomia sempre foi vista como pretexto para reunir amigos, celebrar a mínima coisa que seja. Tanto que, quando se cozinha com amigos em casa, onde é que todos se reúnem? Sim, na cozinha, em volta do fogão, bebendo, rindo, entregues a tudo que a comida traz embutida em si, além de sempre poder dar uma espiada no que sairá das panelas e/ou dar algum pitaco.

Mas sério, ninguém pode gostar de comer sozinho. É triste, melancólico.
O site http://table-for-1.tumblr.com/ retrata inúmeras pessoas nesses momentos “seus”. É notável os olhares vagos, semblantes sorumbáticos ou apenas conectadas com amigos virtuais.

Pensando nessas pessoas que, cada vez mais se isolam, diversos restaurantes tem optado por mesas coletivas. Sejam restaurantes, bares, cafés ou padarias. As mesas tem um ambiente descontraído e agradável, permitindo que nos conectemos com outras tribos, promovendo uma maior integração, mas é preciso se permitir.

Então a partir de agora, quando pensar em se sentar sozinho a mesa, seja para um lanche rápido, um drink ou até mesmo um almoço, não o faça. Dê mais alguns passos e vá até a mesa animada e recheada de historias e tribos diferentes, peça licença e aproveite.


Nenhum comentário:

Postar um comentário